A Universidade Politécnica e a Universidade Wutivi (UNITIVA) assinaram, sexta-feira, 8 de Dezembro, na província de Maputo, um Memorando de Entendimento (MdE) que tem por objectivo a troca de experiências, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, entre ambas as instituições.
O referido MdE prevê que a cooperação ocorra na base de igualdade e com proveito recíproco, de acordo com a capacidade, possibilidade e experiência de cada uma das partes. Consta também do acordo, o intercâmbio de professores, estudantes e investigadores no âmbito da internacionalização e mobilidade académica.
Na ocasião, Narciso Matos, magnífico-reitor da Universidade Politécnica, referiu que o MdE enquadra-se no âmbito do cumprimento das recomendações do Conselho de Reitores de Moçambique, que visa estudar como as universidades moçambicanas podem-se tornar mais relevantes para o desenvolvimento do País.
“Queremos que haja mobilidade entre os nossos estudantes. Prezamos muito a nossa cooperação entre a Universidade Politécnica e a UNITIVA, assim como prezamos muito o trabalho conjunto com todas as instituições de ensino superior no nosso País. Eu gostaria que o acordo que acabamos de assinar não ficasse na prateleira como um papel, mas que se transforme, muito rapidamente, num instrumento vivo”, frisou Narciso Matos.
Por sua vez, Nelson Chacha, magnífico-reitor da UNITIVA disse que o MdE insere-se no âmbito do plano estratégico das duas universidades, por um lado, e, por outro lado, no plano de desenvolvimento institucional das duas instituições.
“Nós pensamos que hoje demos o primeiro passo da cooperação que corresponde ao lançamento da primeira pedra. Precisamos, já, de criar os alicerces para cimentar o intercâmbio que nós queremos construir nas duas universidades e isso passa pelo desenvolvimento de um plano de realização de todas as coisas que estão escritas no MdE que assinamos”, concluiu Nelson Chacha.