O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu, quinta-feira, 7 de Dezembro, no posto administrativo de Guara-Guara, distrito de Búzi, província de Sofala, à inauguração de um sistema de abastecimento de água, com uma produtividade de 18 metros cúbicos por hora e capaz de prover água até 20 mil pessoas.
Trata-se de um empreendimento, construído de raiz, desde as componentes de captação, tratamento, transporte, armazenamento até à distribuição de água, sendo que a captação é efectuada com recurso a seis furos, com uma produtividade de 18 metros cúbicos por hora, uma conduta adutora de 800 metros de tubagem, depósitos, casas de gestão, 1.650 metros de extensão, sete fontanários e 300 ligações domiciliárias.
Intervindo no acto, Filipe Nyusi considerou tratar-se de um marco importante que não representa apenas um avanço tecnológico para melhor servir a população, mas também uma transformação profunda na qualidade de vida que o Governo pretende para o povo. “Este projecto responde a esta preocupação de providenciar infra-estruturas socioeconómicas de grande impacto na vida das populações”, indicou o estadista, acrescentando ser importante reconhecer o impacto vital que o acesso à água potável tem na saúde da população.
No âmbito económico e social, conforme enfatizou, a disponibilidade de água próxima às habitações é uma bênção que impulsionará o desenvolvimento: “Quero destacar como este avanço vai beneficiar especialmente às mulheres e às meninas de Guara-Guara”, disse. Para o Presidente da República, com o acesso facilitado à água, as meninas terão mais tempo para se dedicar à educação, capacitando-se para contribuir ainda mais para o desenvolvimento do País.
“Além disso, as mulheres terão mais tempo para cuidar das suas famílias e lares, enquanto os homens também poderão contribuir com mais tempo para o bem-estar das suas famílias. Essa forma de estar social vai fortalecer melhor a comunidade e promover uma convivência pacífica e harmoniosa”, destacou, sublinhando que, com o novo empreendimento, a província de Sofala progrediu em termos de população com acesso à água potável de 64%, em 2020, para 68% de cobertura, em 2023.
Carlos Mesquita, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, presente na cerimónia, enalteceu o papel dos parceiros de cooperação na sua contribuição para o bem-estar da população moçambicana e no cumprimento do alcance das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “É por essa razão que continuamos focados na planificação de infraestruturas que tenham impacto directo na vida da população e só para exemplificar, recentemente, entregamos aqui em Guara-Guara, 5 sistemas multifuncionais no âmbito do Programa de Reconstrução Pós-Ciclones”.