Com vista a dotar os estudantes de habilidades específicas para gerir as suas finanças com responsabilidade e estabelecer metas, no futuro, o Standard Fundo de Pensões, uma subsidiária do Standard Bank, partilhou, recentemente, em Maputo, com os estudantes do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia em Moçambique (ISCTEM), matérias sobre a importância e o funcionamento de um fundo de pensões.
Enquadrada nas acções de educação financeira desenvolvidas pelo banco, o “masterclass” decorreu sob o tema “Investimento em Fundo de Pensões” e teve, igualmente, por objectivo preparar os estudantes a gerir, futuramente, as suas finanças, ajudando-os a melhorar o senso de responsabilidade. Abordada momentos após orientar a palestra, Dércia Jamisse, Administradora de Fundos do Standard Fundo de Pensões, referiu que se pretende com o evento transmitir noções relevantes sobre como podem preparar melhor o seu futuro, capitalizando a existência, no mercado, de outros tipos de fundo de pensões, para além do INSS-Instituto Nacional de Segurança Social.
“A nossa abordagem incidiu sobre o funcionamento do Fundo de Pensões e seus benefícios. O objectivo era de elucidar os estudantes sobre aspectos importantes, alguns dos quais podem ajudá-los durante as entrevistas de emprego”, disse, acrescentando que “fizemos um levantamento e constatamos que os cursos leccionados no ISCTEM contemplam matérias relativas ao Fundo de Pensões. Deste modo, quisemos contribuir para que os estudantes possam ter conhecimento relevante nesta área”, frisou Dércia Jamisse.
Por sua vez, Belmiro Cruz, coordenador dos Cursos de Contabilidade, Auditoria e Gestão de Empresas do ISCTEM, explicou que esta instituição tem vindo a realizar iniciativas desta natureza, através das quais se pretende criar um intercâmbio entre os estudantes e os trabalhadores ligados às áreas relacionadas com os cursos que frequentam.
“Temos a necessidade de promover o intercâmbio com empresas para que os nossos estudantes possam familiarizar-se com o que tem acontecido na prática diária ao nível laboral. Temos várias disciplinas que têm uma ligação directa com o que foi abordado no masterclass de hoje”, enfatizou.
Por sua cez, a estudante do Curso de Gestão Financeira e de Seguros, Edilson Vasconcelos, disse, após participar no “masterclass”, que em termos gerais a palestra foi muito informativa: “A matéria abordada tem aplicabilidade no nosso futuro. Sabemos que todo o trabalhador tem um meio de Segurança Social obrigatório, que lhe permite obter benefícios básicos, o INSS. No entanto, existe também o fundo de pensões complementares, que ajuda na criação de riqueza para que o beneficiário, no período de reforma, possa usufruir de uma melhor qualidade de vida”, conclui.