Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Órgãos de informação devem participar no desenvolvimento da sociedade

O governador de Nampula Felismino Tocoli disse que a difusão de informações pelos órgãos de comunicação social relativas ás realizações do governo têm um impacto extremamente positivo no que concerne mudança de atitude das populações para adopção de práticas que concorrem para o alívio da pobreza.

Acrescentou que todas as informações que fazem menção das potencialidades da província, sobretudo em termos de recursos naturais, propiciam um ambiente de investimentos nacionais e estrangeiros que, consequentemente, geram oportunidades de emprego nas unidades de trabalho que se criam. Esta reflexão foi feita há dias por aquele governante ao longo de um encontro com os jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social baseados em Nampula, os quais exaltaram os feitos conseguidos por qual Felismino Tocoli enquanto governador daquela província nos últimos três anos tendo-o felicitado pela sua recondução ao cargo na província.

Vincou que, quando a informação é veiculada obedecendo as regras, estimula as populações para se empenhar cada vez mais no combate aos factores que retardam o desenvolvimento sócio económico Na ocasião, prometeu uma abertura do seu governo no sentido de facilitar todo o conjunto de informações necessárias e exigidas pela comunicação social no sentido de levá-la, depois de tratada e em tempo úti,l ao consumo da população que, na sua óptica, tem que ser estimulada a optar por boas práticas que induzem ao seu crescimento humano.

No encontro, os jornalistas colocaram ao chefe do executivo de Nampula questões relacionadas com a alegada falta de abertura por parte das fontes governamentais, o que, de certa forma, dificulta a realização cabal do seu trabalho, e que, em alguns casos, obriga-os a recorrer à especulação sobre determinados assuntos o que não vai de encontro ao objectivo de fornecer ao público uma informação realística. Adicionalmente, os jornalistas pediram ao governo local apoios no sentido de melhorar as suas condições sociais, sobretudo de habitação que, na ocasião, foi apontada como uma grande preocupação.

Porquanto não se consideram uma classe social diferente das restantes que o governo tem prestado o apoio indispensável para melhorar a sua qualidade de vida Respondendo às questões colocadas, Felismino Tocoli garantiu sensibilizar uma vez mais aos membros que compõem a sua máquina governativa no sentido de não se furtarem à sua obrigação de fornecer a informação solicitada pelos órgãos de comunicação social para que estes possam realizar o seu trabalho sem constrangimentos.

Referiu, ainda, que o seu executivo vai encetar um diálogo permanente com o Sindicato Provincial dos Jornalistas no sentido de arrolar as reais preocupações dos seus filiados, e, caso a caso, ir encontrando soluções para os mesmos segundo as disponibilidades em termos de recursos financeiros e materiais. De salientar que, no encontro, foi aberto um espaço aos jornalistas para contribuir com ideias em torno do que deverá constituir prioridade na governação do executivo de Tocoli no presente mandato.

As contribuições focalizaram o comportamento que tem caracterizado alguns administradores distritais de aparente incompetência ou demonstração de cansaço, facto que, de algum modo, não tem contribuído para levar a bom termo a implementação do plano quinquenal do governo que focaliza o combate à pobreza através do trabalho árduo no campo visando a elevação da renda familiar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts