Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou a 5 de Junho, e cujas celebrações se estendem por todo o mês, o Standard Bank está a promover uma série de iniciativas com vista a consciencializar a sociedade sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
É neste âmbito que, no dia 14 de Junho, o banco acolheu na sua Incubadora de Negócios, a segunda edição presencial do Green Lioness Lean In Mozambique, sob o lema “Construir o Sucesso, Empresas Verdes com Impacto”.
O evento, dedicado a mulheres empresárias, tinha como objectivo promover a troca de experiências e incentivá-las a construir empresas verdes e ambientalmente sustentáveis para, por via disso, criar um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
Organizado pela Lionesses of Africa, em parceria com o Standard Bank e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), esta edição do Green Lioness contou com sete oradoras e expositoras, nomeadamente Marta Uetela (fundadora da BioMec), Cátia Siueia (fundadora da Animate), Karina Jamal (fundadora da Koko Boxes), Lourdes Waty (fundadora da Zero Waste Moz), Ornília Faife (fundadora da EnviroWorks), Vanize da Natividade Teixeira (fundadora da Muyana e Artes) e Iara Muchanga (fundadora da Fermu).
Ainda para a promoção de negócios verdes, durante o mês de Maio foram capacitados cerca de quarenta fundadores e representantes de pequenas e médias empresas (PME) e startups, durante a segunda edição do programa de apoio ao empreendedorismo sustentável, denominado iDeate Verde.
Ainda no mesmo âmbito, e no mesmo mês, o banco deu início à campanha de plantio de árvores, que vai abranger as províncias de Maputo, Nampula, Manica e Zambézia, sob o lema “Plante uma árvore, cultive vida’’. A campanha visa contribuir para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a consciencialização da sociedade sobre os benefícios das árvores na criação de um ambiente mais verde e saudável.