As autoridades sanitárias consideram haver redução de casos de malária e diarreias agudas que, no ano passado, mataram 875 pessoas em Nampula.
Em 2009 foram notificados 917 mil casos de malária que resultaram em 810 óbitos, enquanto para as diarreias, os dados apontam para 151 mil casos com 254 óbitos. Apesar destes indicadores, o portavoz do governo provincial, Moisés Paulino João, citando o director de Saúde, disse notar-se, este ano, uma ligeira redução dos níveis de propagação destas enfermidades, como resultado das campanhas de pulverização intra-domiciliária, de saneamento do meio e de sensibilização as populações para a observância dos cuidados de higiene individual e colectiva.
Moisés Paulino falava à margem da primeira sessão extraordinária do governo provincial que, entre vários pontos, apreciou o informe do sector da Saúde, no contexto da vigilância epidemiológico. Em relação às calamidades naturais, o porta- voz do Governo de Nampula afirmou que o executivo provincial está em alerta máximo face a eventuais sinistros. Quanto ao livro de distribuição gratuita, garantiu que o mesmo já se encontra em todos os distritos da província.

