A província de Nampula vai eleger nos próximos dias um novo primeiro secretario do comité provincial do partido Frelimo que vai substituir Luís Trinta, que ocupou o cargo nos últimos cinco anos e foi recentemente indicado para governador de Inhambane. Para o efeito o secretario geral da Frelimo Filipe Chimoio Paúnde é esperado hoje em Nampula para orientar os trabalhos.
Dados em nosso poder, entretanto não confirmados pelo partido dos “camaradas” ao nível do maior circulo eleitoral que elege 45 deputados para a Assembleia da República e determinante para qualquer concorrente aos pleitos para as presidenciais e legislativas, indicam que concorrem para o posto Moreira Vasco e Absalão Sueia.
Moreira Vasco é deputado da Assembleia da República nos últimos três mandatos, onde já militou em varias comissões parlamentares de trabalho em representação do seu partido, enquanto que Absalão Sueia que já foi primeiro secretário da Frelimo ao nível da cidade de Nampula, exerce, actualmente, as funções de administrador distrital de Malema.
Espera-se uma disputa renhida para a eleição do primeiro secretario do comité provincial do partido Frelimo, como, aliás, tem sido habitual em eventos semelhantes. Além da eleição da figura que vai dirigir o partido que actualmente goza de maior simpatia por parte do eleitorado, a Frelimo vai eleger outros secretár ios para as áreas de organização e propaganda, mobilização e comité de verificação.
O secretariado de mobilização é, actualmente, gerido por Lourenço Sabonete, enquanto que o da organização e propaganda é liderado por Etelvina Fevereiro. Ambos ocupam, presentemente, assentos na Assembleia da República pela bancada parlamentar da Frelimo.

