Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CAN2010: Hoje serão conhecidos os finalistas

O Egipto e o Ghana, com seis e quatro títulos continentais cada, apresentam-se como favoritos, nas respectivas partidas das meias-finais do CAN2010, que se disputam hoje nas cidades de Luanda e Benguela e põem uma vez mais a prova três formações mundialistas. Na capital, os ghanenses recebem às 18h00 a Nigéria, que vai actuar no estádio 11 de Novembro pela primeira vez, enquanto os egípcios serão anfitriões da Argélia, que também poderá estranhar o palco do Estádio de Ombaka.

A Nigéria, duas vezes campeã de África, fez a primeira fase na cidade de Benguela e o último jogo no Lubango. Para chegar às meias finais, eliminou a Zâmbia na única partida até ao momento decidida aos penaltys (5-4). Este facto e o de ter jogado 24 horas depois do seu adversário significa maior desgaste e menor tempo de recuperação.

De resto, o Ghana foi a única formação que não teve de ir a prolongamento para se qualificar.

No jogo de Benguela, a Argélia, com apenas um título, teve menos desgaste diante da Costa do Marfim que o Egipto frente aos Camarões, embora ambos os encontros tenham cumprido 30 minutos de tempo extra.

O Egipto detentor do trofeu, quarto do raking africano, é apontado como o principal favorito ao troféu, mas é curiosamente o único semi-finalista que não vai ao campeonato do mundo da África do Sul em Junho próximo. É a única formação que somou apenas vitórias nos quatro jogos disputados, em que realizou 10 golos e sofreu dois. Na fase de grupo venceu a Nigéria (3-1), Moçambique (2-0) e Benin (2-0). Nos quartos-de-final superou os Camarões por 3-1.

O seu oponente, quinto do ranking, é das menos realizadoras com quatro golos feitos e três consentidos nos jogos com Malawi (0-3), Mali (1-0), Angola (0-0) e Costa do Marfim (3-2). Em Luanda, o terceiro do ranking (Nigéria) visita o sexto (Ghana). Os ghanenses realizaram menos partidas por terem disputado um grupo de apenas três selecções, tendo perdido com s ivoirenses por 1-3 e vencido o Burkina Faso por 1-0, antes de eliminar Angola por 1-0, somando um saldo nulo de golos.

Vai defrontar uma selecção que obteve o resultado mais avolumado da prova (3-0 sobre Moçambique), mas que perdeu com o Egipto (1-3) e bateu o Benin (1-0). Pelas manifestações dos adeptos, a Nigéria terá ainda como opositor o público cuja simpatia recai para o Ghana.

Programa das meias-finais, que podem ser acompanhados em directo na TVM:

18h00 / Ghana-Nigéria (Luanda)

21h30 / Egipto-Argélia (Benguela)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!