A Universidade Politécnica, em parceria com a Tenderness And Love, uma organização juvenil que tem como principal agenda os Direitos Humanos, com foco na educação e desenvolvimento comunitário, entregou, recentemente, ao Centro Luz de Massaca, localizado no distrito de Boane, província de Maputo, um donativo, para apoiar às vítimas das enxurradas.
A doação, constituída por vestuário diverso, produtos de higiene e géneros alimentícios não perecíveis, visa minimizar a crise que afecta grande parte da comunidade Massaca II, cujas famílias perderam quase tudo, na sequência das inundações registadas naquele distrito.
O responsável pela área de Responsabilidade Social e Cultura, na Direcção de Cooperação Universitária, Mateus Simbine, referiu, a propósito, tratar-se de mais um gesto humanitário da Universidade Politécnica, através do qual esta instituição de ensino superior materializa um dos seus principais pilares que é o humanismo: “Sempre que ocorrem situações calamitosas, como cheias, queimadas, epidemias, entre outras, a universidade mobiliza-se de modo a mitigar o sofrimento das comunidades afectadas”, frisou.
A universidade ficou sensibilizada com o grito de socorro da comunidade do distrito de Boane e decidiu, conforme sublinhou, mobilizar os colaboradores de todas as unidades orgânicas na província e cidade de Maputo, no sentido de abraçarem esta causa, o que resultou na colecta dos artigos ora doados.
A irmã Odete Mahumane, pertencente à congregação Irmãs Missionárias do Precioso Sangue, instituição que gere o Centro Luz de Massaca, considerou, na ocasião, que qualquer ajuda constitui uma mais-valia, motivo pelo qual agradece a Deus e a todos aqueles que deram o seu contributo para que a doação ocorresse. “Sabemos que, com as cheias registadas em Boane, muitas pessoas perderam os seus pertences, situação agudizada ainda pelo facto de as suas lavouras terem sido completamente destruídas pelas cheias”, enfatizou.
O Centro Luz de Massaca funciona em regime aberto e tem capacidade para acolher 110 crianças órfãs necessitadas. Actualmente, devido a factores conjunturais, a instituição acolhe apenas 80 crianças, dando-lhes apoio psicossocial e educacional. Abordada momentos após o acto solidário, Maria de Fátima, coordenadora da Tenderness And Love, explicou que alguns beneficiários do donativo são pais e encarregados de algumas crianças do centro.
“Estamos envolvidos neste projecto, no âmbito da parceria estabelecida com a Universidade Politécnica, com o objectivo de desenvolver o voluntariado académico. Escolhemos o Centro Luz de Massaca, porque aquando da criação da associação, foi uma das primeiras instituições que nos abriu as portas, para além de a comunidade de Massaca II ter sido a mais afectada pelas inundações, com cerca de 70 famílias abrigadas nos Centros de Acomodação”, concluiu.