Os trabalhos de reparação da avaria registada na linha de transporte de água, do Campo de Furos de Nicoadala para o Centro de Distribuição de Quelimane, encontram-se a um nível de execução de 70 por cento, podendo ser concluídos na noite de quarta-feira, 22 de Março, o que vai permitir o restabelecimento gradual do abastecimento normal da água à cidade de Quelimane, província da Zambézia.
Enquanto decorre o processo de reposição da linha, a empresa Águas da Região do Centro, SA (AdRC) está a garantir a prestação de serviços mínimos de abastecimento da água aos Centros de Acomodação das vítimas do Ciclone Freddy, serviços penitenciários, unidades sanitárias, entre outros.
O administrador técnico da AdRC, Manuel Mussequejua, explicou, a propósito, que já foram fabricados os novos acessórios a serem utilizados na conexão de cerca de 120 metros da tubagem arrastada pelas chuvas, decorrentes do ciclone, estando em curso a produção de peças,l que vão permitir a ancoragem da referida tubagem.
“Agora, em consequência da avaria, a tubagem encontra-se praticamente vazia e o seu enchimento será efectuado gradualmente durante cerca de 24 horas. Após este processo, o abastecimento de água ocorrerá paulatinamente, abrangendo todos os bairros da cidade cobertos pelo sistema da AdRC”, garantiu.
Refira-se que o abastecimento de água à cidade de Quelimane está condicionado, observando restrições um pouco por todos os bairros, sendo que a minimização da falta de água é feita com alternativa à fonte de Licuar.