O recente vídeo de Osama Bin Laden, no qual o chefe da Al-Qaeda presta uma homenagem ao autor nigeriano do atentado fracassado contra um avião americano no Natal, mostra que a rede terrorista está enfraquecida, afirmou o presidente Barack Obama em uma entrevista ao canal ABC. “Não nenhuma dúvida de que ainda existe uma ameaça terrorista real”, afirmou o presidente, destacando, no entanto, que a “Al-Qaeda está muitíssimo enfraquecida em comparação com 2000”.
“O fato de que Bin Laden envie uma gravação na qual tenta atribuir a si mesmo o mérito de um atentado realizado por um estudante nigeriano é um prova de como está enfraquecido, já que a operação não foi algo dirigido por ele mesmo”, destacou.
Na véspera, o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, reivindicou em uma gravação divulgada no domingo pela rede de TV Al-Jazeera a tentativa de atentado contra um avião de carreira americano no dia do Natal, e ameaçou os Estados Unidos com novos ataques se eles continuarem a apoiar Israel. Na breve gravação difundida pela rede do Qatar, Bin Laden prestou uma homenagem ao “herói” Umar Faruk Abdulmutallab, o jovem nigeriano que tentou explodir um avião da Northwest Airlines entre Amsterdã e Detroit (norte dos EUA) há pouco menos de um mês.
“De Osama para Obama: a mensagem emitida pelo herói Umar Faruk Abdulmutallab confirma as mensagens anteriores enviadas pelos heróis do 11 de setembro e pelos que vieram depois”, afirmou Bin Laden, em sua primeira mensagem áudio desde o dia 25 de setembro. “Nossos ataques vão continuar até que vocês parem de apoiar os israelenses”, acrescentou, dirigindo-se aos Estados Unidos.