A Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, nomeou Fernando Mbararano para dirigir o departamento de informação daquela força política a nível nacional.
A decisão foi tomada no recente encontro desta força política, havido na cidade da Beira, Sofala, para analisar politicamente o desempenho do partido da “perdiz” que, nas eleições gerais e para as assembleias províncias de 28 de Outubro de 2009, foi novamente derrotada pela Frelimo.
Mbrarano desempenhava, até a data da sua nova nomeação, as funções de delegado político provincial da Renamo, e destacou-se pela propaganda política baseada em ameaças de dividir o país e outras afirmações de conteúdo belicista, contrariando o espírito e letra do Acordo Geral de Paz assinado em 1992, que pôs termo a guerra de desestabilização.
Ossufo Momade, Secretário Geral da Renamo, disse que a mudança de Mbararano para outro cargo nada tem nada a ver com os resultados que o partido da oposição obteve nas últimas eleições gerais, a nível da província de Sofala, sempre vista pelo partido de Afonso Dhlakama como seu bastião. “Ele trabalhou muito bem e recentemente esteve nos distritos da província, para dizer que os resultados obtidos na província de Sofala não têm nada a ver com Mbararano, mas sim é aquilo que aconteceu a nível nacional, pelo contrário ele foi promovido porque se era provincial hoje é nacional”, explicou Momade.
No entanto, Manuel Bassopo vai, segundo informações avançadas hoje no “Primeiro Jornal”, programa noticioso da Televisão de Moçambique (TVM), exercer interinamente as funções de delegado político, a nível da província de Sofala, enquanto se espera a indicação do delegado definitivo.