Apesar da desaceleração da propagação no Sul e Centro do país a pandemia respiratória continua causar luto, mais um moçambicano perdeu a vida na Província de Nampula. Nesta sexta-feira(01) novos surtos da covid-19 eclodiram pela Província de Cabo Delgado.
Mais 36 indivíduos testaram positivo para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 35 moçambicanos, que aumentaram para 150.759 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que novos surtos eclodiram na Província de Cabo Delgado com quatro novos infectados no Distrito de Namuno, sete no Distrito de Metuge e oito na Cidade de Pemba.
Pela Província de Nampula foram diagnosticados um novo infectado no Distrito de Rapale, um na Cidade de Nampula e quatro no Distrito de Murrupula.
Outros infectados foram detectados: quatro na Cidade de Lichinga, dois na Cidade de Maputo, um na Cidade de Xai-Xai, um no Município de Vilankulo, um no Distrito de Inhassoro, um na Cidade do Chimoio e um na Cidade de Quelimane.
Entretanto o Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 1.918 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia na sequência da notificação de mais um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus na Província de Nampula.
“Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, nacionalidade moçambicana e de 75 anos de idade, cujo óbito foi declarado no dia 30/09/2021”, indica o Boletim Epidemiológico do MISAU que refere estarem internados nos covidários 24 pacientes no seguimento de quatro novos internamentos e de quatro altas hospitalares.