Continuam a reduzir os casos activos da pandemia pelo país no entanto novos surtos da covid-19 eclodiram nesta quarta-feira(29) pelas províncias do Niassa, Cabo Delgado e Inhambane. A pandemia respiratória causou a morte de mais três moçambicanos nas províncias de Nampula e Inhambane.
O Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 1.915 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia no país no seguimento da notificação de mais três óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, dois na Província de Nampula e um na Província de Inhambane.
“Trata-se de três indivíduos do sexo masculino, todos de nacionalidade moçambicana, de 45, 48 e 80 anos de idade. Destes, dois óbitos foram declarados nos dias 28/09/2021 e um no dia 27/09/2021”, refere o Boletim Epidemiológico do MISAU que indica estarem internados nos covidários 32 pacientes na sequência de cinco novos internamentos e de três altas hospitalares.
Embora os casos activos da pandemia tenham baixado para 1.777 indivíduos as autoridades sanitárioas identificaram nas últimas 24 horas 90 novos infectados pelo SARS CoV-2, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 87 moçambicanos, elevando para 150.662 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que pela Província do Niassa foram detectados um novo infectado no Distrito de Muembe e 55 na Cidade de Lichinga.
Na Província de Cabo Delgado eclodiram surtos com um novo infectado no Município de Chiúre, dois no Distrito de Mecufi, três no Distrito de Metuge e cinco na Cidade de Pemba.
Pela Província de Inhambane foram diagnosticados um novo infectado no Distrito de Jangamo, um no Município de Vilankulo, dois na Cidade de Inhambane e três no Distrito de Inhassoro.
Outros infectados foram identificados: sete na Cidade de Nampula, três na Cidade de Maputo, dois na Cidade de Quelimane, um no Distrito de Lugela, um no Município de Sussundenga, um na Cidade da Beira e um no Distrito de Bilene.