Pelo menos oitenta por cento de casos de tuberculose atendidos no Centro de Saúde de Nhaconjo, arredores da Cidade da Beira, estão associados ao HIV sida.
O Centro de Saúde de Nhaconjo que tem uma gestão mista, envolvendo o Ministério da Saúde e a Congregação das Irmãs Franciscanas, serve os residentes dos bairros décimo terceiro, décimo quarto, décimo oitavo e uma parte dos do décimo primeiro, décimo quinto e décimo nono, todos dos arredores da Cidade da Beira.
De acordo com Inácio Bonde, Enfermeiro Básico afecto àquela unidade sanitária, que falou ao nosso jornal à margem da visita que o Presidentente da Assembleia Municipal da Beira, Mateus Saíze, efectuou àquele centro, de Janeiro a esta parte estão a ser atendidos naquele hospital 478 doentes, dos quais cinquenta são crianças.
A fonte estima que até o final do ano esse número possa vir a aumentar a ponto de ultrapassar o universo de doentes atendidos em 2009, que foi de 545.
No entanto, não mencionou as prováveis causas dessa tendência crescente. Disse, contudo, que do universo de doentes que o centro já registou este ano seis perderam a vida, contra vinte em 2009.
Explicou que alguns doentes que acabam perdendo a vida, em parte, tem sido por desistência ao tratamento e outros porque chegam tarde ao hospital, na fase terminal.
Refira-se que o tratamento da tuberculose recomendado pelo Sistema Nacional de Saúde em Moçambique dura seis meses