Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

80% de casos de tuberculose são associados ao HIV sida

Pelo menos oitenta por cento de casos de tuberculose atendidos no Centro de Saúde de Nhaconjo, arredores da Cidade da Beira, estão associados ao HIV sida.

O Centro de Saúde de Nhaconjo que tem uma gestão mista, envolvendo o Ministério da Saúde e a Congregação das Irmãs Franciscanas, serve os residentes dos bairros décimo terceiro, décimo quarto, décimo oitavo e uma parte dos do décimo primeiro, décimo quinto e décimo nono, todos dos arredores da Cidade da Beira.

De acordo com Inácio Bonde, Enfermeiro Básico afecto àquela unidade sanitária, que falou ao nosso jornal à margem da visita que o Presidentente da Assembleia Municipal da Beira, Mateus Saíze, efectuou àquele centro, de Janeiro a esta parte estão a ser atendidos naquele hospital 478 doentes, dos quais cinquenta são crianças.

A fonte estima que até o final do ano esse número possa vir a aumentar a ponto de ultrapassar o universo de doentes atendidos em 2009, que foi de 545.

No entanto, não mencionou as prováveis causas dessa tendência crescente. Disse, contudo, que do universo de doentes que o centro já registou este ano seis perderam a vida, contra vinte em 2009.

Explicou que alguns doentes que acabam perdendo a vida, em parte, tem sido por desistência ao tratamento e outros porque chegam tarde ao hospital, na fase terminal.

Refira-se que o tratamento da tuberculose recomendado pelo Sistema Nacional de Saúde em Moçambique dura seis meses

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts