Num encontro inédito em Moçambique, cerca de 50 líderes das organizações juvenis da FRELIMO, RENAMO e do MDM participam, esta Quinta e Sexta-feira, no Maputo, num seminário visando definir acções a serem desenvolvidas em conjunto visando a consolidação da paz e democracia no país.
O encontro pretende encontrar espaço para um diálogo permanente e aberto entre estes jovens líderes das organizações juvenis daquelas três formações políticas com assento na Assembleia da República.
O evento é promovido pelo Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária, em parceria com o Parlamento Juvenil moçambicano e insere-se na implementação do memorando de entendimento rubricado em 2011, entre esta instituição da Holanda e o Parlamento Juvenil.
O memorando preconiza também a realização em Moçambique de dois seminários nacionais de identificação de oportunidades para a participação activa destes jovens políticos nas eleições autárquicas de 2013, em Moçambique, e um outro sobre revisão da Constituição da República ora em curso, sob direcção do Parlamento moçambicano.
Neste último evento a decorrer no Maputo, em Junho de 2012, deverão participar cerca de 100 jovens vindos de todo o país.