Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

50 doentes da SIDA retornam ao tratamento em Zavala

Cerca de 50 doentes do HIV/SIDA que, em Zavala, na província meridional de Inhambane, tinham abandonado o tratamento da doença, desde 2008, retornaram aos cuidados médicos, entre 2009 até ao primeiro semestre de 2010, mercê do apoio em suplementos alimentares, medicamentos contra doenças oportunísticas e subsídios monetários para o transporte disponibilizados para eles.

O apoio está a ser prestado pela Southern African AIDS Trust (SAT), uma organização não-governamental estrangeira que opera em Moçambique, África do Sul, Malaui, Tanzânia, Zimbabué e Zâmbia, dando assistência em suplementos alimentares, medicamentos e recursos financeiros a associações cívicas daqueles seis países da África Austral.

Testes voluntários

Em Moçambique, a SAT gasta anualmente cerca de 1,1 milhão de dólares norteamericanos naquele tipo de assistência humanitária garantida através de 25 associações cívicas nacionais especializadas em acções de sensibilização da população para prevenção e combate contra o HIV/SIDA.

“Para além do regresso ao tratamento, o apoio da SAT está a encorajar muitas pessoas do distrito a fazerem testes voluntários para saberem o seu estado serológico”, contou ao Correio da manhã Ernesto Devune, da Associação Comunitária das Mulheres de Zavala (ACUMUZA), uma das beneficiárias do projecto da SAT, organização que está em Moçambique desde 1992.

Devune lamentou, entretanto, a exiguidade de fundos tanto para os cerca de 40 voluntários da sua agremiação responsáveis pela sensibilização da população sobre o HIV/SIDA, como para os doentes deslocarem-se às unidades sanitárias onde estão vinculados para receberem o tratamento médico e medicamentoso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts