Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

42 mortos em 2 mil acidentes laborais em Moçambique

42 mortos em 2 mil acidentes laborais em Moçambique

Entre 2015 e 2018 foram registados em Moçambique mais de 2 mil acidentes de trabalho nos quais 42 resultaram na morte de trabalhadores, 26 trabalhadores adquiriram incapacidade permanente total e 201 ficaram incapacitados permanente de forma parcial.

A ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social revelou nesta quarta-feira (04) que desde 2015 foram efectuadas 41.499 inpecções nas quais a IGT detectou 60.032 infracções às diversas normais laborais, “com maior incidência nas violações relativas as condições de higiene e segurança no trabalho, contratos não reduzidos a escrita, falta de canalização de contribuições ao INSS e contratação de mão-de-obra estrangeira”.

Vitória Diogo precisou que dentre as infracções 12.899 resultaram em multas “e 47.133 objecto de advertência, confirmando-se o carácter pedagógico, didático e orientador da nossa IGT”.

Discursando na abertura IV Conselho Consultivo da Inspecção Geral do Trabalho a ministra referiu ainda que nas inspecções que abrangeram 828.407 trabalhadores 3.923 de nacionalidade estrangeira “foram encontrados em situação irregular, por isso, suspensos de exercer as suas actividades laborais e sancionadas as respectivas entidades”.

“Lamentavelmente, de 2015 a 2018, foram registados e reportados 2.044 acidentes de trabalho, sendo que destes 42 resultam em morte, 26 trabalhadores adquiriram incapacidade permanente total, 201 trabalhadores incapacidade permanente parcial e 1.775 trabalhadores adquiriram incapacidade temporária” referiu ainda Vitória Diogo que acrescentou que “há ainda entidades que não reportam sobre os acidentes de trabalho”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!