Um total de 206 funcionários do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) foram distinguidos, em Maputo, pelo seu brio profissional, dedicação, desempenho e entrega abnegada ao trabalho, por ocasião das celebrações do Dia Internacional da Função Pública, que se celebra a 23 de Junho de cada ano.
Do conjunto dos funcionários distinguidos, 23 tiveram a classificação de “excelência” e os restantes 183 “muito bom”. Para além dos do MITESS, constam outros das instituições tuteladas, nomeadamente o INSS-Instituto Nacional de Segurança Social, INEP–Instituto Nacional de Emprego, CCT-Comissão Consultiva do Trabalho, COMAL-Comissão de Mediação e Arbitragem Laboral, IGT-Inspecção Geral do Trabalho e do IFPELAC-Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo.
Comemorada este ano sob o lema “Combatendo a corrupção nas instituições públicas, através da participação na liderança ética para a concretização dos objectivos da Agenda 2063 e dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”, a data foi estabelecida para o reconhecimento do empenho e dedicação dos funcionários e agentes do Estado no cumprimento dos programas dos governos e, no caso particular, do Plano Quinquenal do Governo e do Plano Económico e Social, em particular.
Intervindo na ocasião, a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, referiu que a instituição que dirige tem vindo a destacar-se nos diferentes domínios do pelouro, incluindo o diálogo social e a resolução extra judicial de conflitos laborais com base nas realizações e respostas às necessidades do cidadão.
“Como resultado disso, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social foi classificado, no conjunto dos ministérios, como o melhor por ter apresentado o melhor desempenho em 2017”, indicou a governante.
Na sua opinião, essa conquista impõe ao sector o redobrar de esforços para a manutenção da fasquia alcançada no ano passado. Vitória Diogo aproveitou a ocasião para encorajar os funcionários do MITESS e instituições tuteladas para que continuem a primar por um comportamento de comprometimento, trabalho em equipa, inovação e identificação permanente de soluções.
A ministra revelou, na ocasião, que o MITESS efectuou um inquérito sobre a percepção dos funcionários em relação ao clima organizacional no Ministério, tendo ficado satisfeito por saber que este, de uma forma geral, possui um óptimo ambiente de trabalho.