Cerca de 20 mil pessoas do distrito de Mogovolas passaram a beneficiar de à água potável desde semana passada mercê da entrega de quarenta fontes de abastecimento equipadas das respectivas bombas manuais. A abertura das fontes foi suportada pela Millenium Challenge Account, MCA, no quadro do seu programa visando elevar o acesso à água às comunidades rurais.
O distrito de Mogovolas apresenta, neste momento, a menor taxa de cobertura de água ao nível da província, sendo por isso uma das mais afectadas pelas doenças diarreicas resultantes do consumo de águas contaminadas retiradas das fontes a céu aberto e nos rios onde o homem disputa o precioso líquido com os animais.
Apesar de ser atravessado por grandes rios, como o Meluli que desagua no oceano indico, o distrito de Mogovolas confronta-se com uma grave escassez de água. Os solos rochosos, que dificultam a abertura de furos bem como a implementação sem sucesso de projectos de abertura de água, são as duas principais causas da escassez gritante do recioso líquido na região.
O MCA tem, neste momento, um projecto em fase de implementação para a abertura no meio rural de 600 fontes de água, cabendo à província de Nampula um total de 350 nos distritos mais carenciados como sejam Meconta, Nampula-Rapale e Mogovolas.