Mais de 20 garimpeiros morreram no desabamento de uma mina de ouro ocorrido sábado último à noite na zona de Tasiast, a mais de 300 quilómetros a norte da capital mauritana, Nouakchott, infomrou o site de notícias online Akhbar Watan.
A zona de Tasiast contem uma das zonas auríferas mais importantes de África, explorada pela multinacional canadiana Kinross. A zona apresentada como palco desta drama está em princípio proibida para atividades de extração artesanal de ouro e sob o controlo dum posto da Gendarmaria, de acordo com a fonte.
“Mas na sequência dos acontecimentos imprevistos daquela noite, os gendarmes estiveram temporariamente ausentes do local e garimpeiros aproveitaram para invadir o poço que desabou em cima deles”, lamentou Akhbar Watan.
O balanço desta tragédia poderá aumentar, alertou a fonte.

