“O nosso país conta com 137 casos positivos de covid-19, sendo 114 de transmissão local e 23 casos importados”, actualizou neste domingo (17) a Directora Nacional de Saúde Pública que anunciou o surgimento de dois novos focos da pandemia nas províncias de Manica e de Tete.
Mais 276 foram realizados no Instituto Nacional de Saúde (INS) dos quais oito revelaram-se positivos para infecção da covid-19. “Sete são de nacionalidade moçambicana e um de nacionalidade zambiana. Gostaríamos de salientar que, cinco casos apresentam-se sem sintomatologia e dois com sintomatologia leve”.
“Destes, com base na sua distribuição geográfica, na Cidade de Maputo tivemos um indivíduo do sexo masculino, de 32 anos de idade, e tivemos também um indivíduo do sexo feminino, de 22 anos de idade, recém regressada da África da Sul, cuja amostra foi colhida no Centro de Trânsito de Salamanga, no Distrito de Matutuíne, na Província de Maputo no dia 08 e Maio. Este caso está em isolamento domiciliar, na Província de Inhambane”, precisou a Dra. Rosa Marlene.
Falando em conferência de imprensa a autoridade de Saúde indicou que “das pessoas que testaram positivo provenientes da Província de Maputo temos na cidade da Matola um indivíduo do sexo masculino, de 34 anos de idade, recém regressado da África da Sul, cuja amostra foi colhida no Centro de Trânsito de Manguaza, no Distrito da Moamba, na Província de Maputo, no dia 10 da Maio de 2020”.
“Da Província de Manica temos uma amostra no Distrito de Machaze, trata-se de um indivíduo do sexo masculino, de 35 anos de idade, recém regressado da África da Sul e testado na província de Manica no dia 11 de Maio. Da Província de Tete, na Cidade de Tete, temos um indivíduo do sexo feminino de 25 anos de idade. Na Província de Cabo Delgado, no Distrito de Palma, na localidade de Afungi, temos três indivíduos do sexo masculino de 26, 31 e 57 anos de idade”, detalhou a Directora Nacional de Saúde Pública.
O @Verdade apurou que os três novos infectados na Península de Afungi, um deles de nacionalidade zambiana, são todos funcionários da petrolífera Total, elevando o cumulativo trabalhadores da empresa infectados para 78, e foram diagnosticados na re-testagem que foi realizada aos 415 indivíduos que tiveram de permanecer nos acampamentos para assegurar os serviços mínimos no projecto Mozambique LNG.
A Dra. Rosa Marlene esclareceu ainda ao @Verdade o número de passageiros que entraram em Moçambique num dos últimos voos internacionais comerciais que aterrou no Aeroporto Internacional de Mavalane. “Todos os passageiros do voo da Ethiopian Airlines do dia 8 de Maio foram testados, eram 22, e alguns resultados dos testes já anunciamos”.
Dois dos passageiros foram diagnosticados com covid-19 no sábado (16), trata-se uma cidadã de 35 anos de idade que está em isolamento domiciliar no Município de Boane e um indivíduo do sexo masculino, de 35 anos de idade, que está a cumprir o isolamento na Província de Gaza.