Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

133 professores estão sem emprego em Manica

Um total de 133 professores, graduados ano passado, em Manica, está desempregado, devido à falta de capacidades para absorvê-los, no presente ano lectivo.

Em 2011, foram graduados, nesta província, quatrocentos professores, sendo que para este ano, a meta de contratação, é apenas de 306 professores dos 800 necessários.

O sector de Educação, em Manica, adiantou que estes docentes, com formação psico-pedagógica, poderão ser integrados paulatinamente, caso houver situações que justifiquem reposição ou substituição.

Estêvão Rupela, director provincial da Educação e Cultura de Manica, disse que os tais professores poderão ser integrados paulatinamente, obedecendo o método de substituição, o qual inicia com um incremento de alunos e de salas de aula, tanto ao nível das escolas primárias, como secundárias e com objectivo de melhorar a qualidade do sistema de ensino.

Assim sendo, parte dos graduados, ano passado, nas duas instituições de formação de professores, nomeadamente Instituto de Formação de Professores de Chibata, em Gondola, e Escola de Formação de Professores da ADPP, em Chimoio, vai estar numa situação de falta de emprego, por dificuldades de absorção do universo de graduados, na sua totalidade, uma questão ligada à exiguidade financeira por parte do sector.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts