Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

12 “transportes escolares” parqueados por indisciplina na via pública em Maputo

Doze viaturas destinadas ao transporte escolar foram afastadas da circulação pela Polícia Municipal, há poucos dias, devido a diversas irregulares cometidas pelos respectivos automobilistas em diferentes rodovias da capital moçambicana, particularmente no Distrito Municipal KaMpfumu. Foram igualmente parqueados 58 carros particulares e quatro moto-táxis, vulgo txopelas, devido a várias irregularidades.

Ao todo foram fiscalizadas 2.623 viaturas e multados 913 motoristas. Joshua Lai, porta-voz da Polícia Municipal da Cidade de Maputo (PMCM), explicou, na quarta-feira (08), ao @Verdade, que pesou para o parqueamento dos veículos a poluição sonora, o excesso de velocidade aliado e as ultrapassagens irregulares.

Em Maio passado, a PMCM disse que que estava a intensificar a campanha de remoção de amplificadores de som nas viaturas de transporte escolar, como forma de acabar com o barulho nos veículos e os perigos à saúde das crianças que viajam nesses meios circulantes de segunda a sexta-feira.

Paralelamente, desencadeou uma outra campanha de controlo da poluição sonora em residências nos distritos municipais da capital moçambicana, ao abrigo da postura camarária, que proibido escutar música em volume alto e exagerado. O desacato da medida é punido com multas que variam de 500 a cinco mil meticais e a confiscação dos respectivos aparelhos sonoros.

Os condutores de transportes escolares, que tendem a proliferar na cidade de Maputo, em particular, protagonizam vários desmandos e, regra geral, não observam as normas de segurança dos alunos que transportam. Tende a ser corriqueiro ver crianças que dançam, inocentemente, dentro do carro durante a viagem, enquanto o automobilista, também animado com a música a um volume bastante alto, faz “gincanas” na estrada, o que um dia pode culminar com uma tragédia.

Ainda sobre as apreensões de há dias, Joshua Lai explicou que, para além do parqueamento, as autoridades retiraram três aparelhagens de som e autuaram os motoristas. “porque tocavam música a um som alto”.

Segundo o nosso entrevistado, reina a indisciplina no seio de alguns indivíduos que transportam crianças. Eles transformam as viaturas em autênticas discotecas. Lai apela aos proprietários das viaturas escolares, que confiam as mesmas a condutores que violam as regras de trânsito, para que fiscalizem o trabalho dos seus empregados. Deve-se evitar contratar gente sem avaliar a sua condução e conduta.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts