A vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota, passou, recentemente, a representar o Programa Wetskills Water Challenge, iniciativa de uma fundação com sede na Holanda e reconhecida internacionalmente, como promotora dos desafios relacionados com a água em diversos países, destacando o talento e conhecimento dos jovens profissionais.
A indicação de Cecília Chamutota para o cargo decorreu na Cidade de Durban, República da África do Sul a convite do director geral da Wetskills Foundation, o que representa uma conquista notável para Moçambique e um reconhecimento do compromisso do país com o desenvolvimento dos jovens talentos.
Durante o evento, Chamutota expressou a sua gratidão pela nomeação e destacou que essa indicação representa um reconhecimento não apenas para si, mas também para Moçambique, tendo enfatizado o compromisso do Governo moçambicano em investir em jovens profissionais, nomeando-os para cargos de liderança em várias áreas, como demonstração de confiança na capacidade da juventude de impulsionar o progresso do país. Além da sua nomeação como embaixadora, a vice-ministra participou do evento “Cocreate My CITY”.
Durante o encontro, especialistas discutiram temas vitais, como a redução dos riscos de inundação na bacia de Durban, a preparação para o futuro do sector de água por meio de capacitação estratégica, soluções digitais para o sector de águas e o papel da economia no desenvolvimento sustentável do sector hídrico. Como parte do evento, também ocorreram as finais da Wetskills, onde jovens profissionais apresentaram suas soluções para desafios relacionados com a água a um júri de especialistas.
Importa realçar que, em 2013, ainda estudante de engenharia na UEM, Cecilia Chamutota participou no Programa Wetskills Water Challenge, em Maputo, sendo membro da equipe vencedora. Essa experiência proporcionou à Governante a oportunidade de representar Moçambique na Holanda e compartilhar conhecimentos sobre o sector de águas.